Pular para o conteúdo
26/06/2009 / videcampos

Comentário sobre a entrevista com o filósofo Sérgio Murilo Rodrigues

 
 
 

         Rolando no blog…

  

Um papo interessante sobre CONSUMISMO com Sérgio Murilo Rodrigues, professor e coordenador do curso de Filosofia da PUC/MG.

 

As reflexões partem do pensamento dos filósofos da Escola de Frankfurt que anunciaram mutações nos critérios da racionalidade. Quais as implicações dessas mudanças nas relações sociais? E na relação com o nosso corpo?

 

A partir do pensamento de Foucault, sabemos que entre o nosso corpo e o outro há uma relação de dependência e poder. “Micropoderes” controlam nosso corpo.

 

A propósito, está disponível na web o texto “A relação entre o corpo e o poder em Michel Foucault” de Sérgio Murilo Rodrigues: Psicologia em revista v 9 n 13 art 08 internet 

 

Quais os reflexos na cidadania do deslocamento do cidadão para o lugar de consumidor? Consumidor e cidadão se comportam do mesmo modo em relação a seus direitos? Temos a mesma disposição para exigir a troca de um produto com defeito e a limpeza da nossa rua, por exemplo? 

 

Qual a influência da racionalidade da mercadoria na subjetividade e nas nossas vidas?

 

Se o consumismo estimula o desejo e se este se “realiza” no consumo, não deveríamos estar satisfeitos? Como explicar a desorientação do ser na atualidade? Estas e outras questões foram abordadas na entrevista com o filósofo Sérgio Murilo por email.

 

A entrevista foi postada em 2 partes:

 

·         Post de 21/5/09: desejo, consumo, mercadoria. Balaio da Vivi: uma prosa com o filósofo Sérgio Murilo Rodrigues (ENTREVISTA: 1ª parte)

·         Post de 17/6/09: poder liberdade corpo-mercadoria,

                              cidadania, felicidade. Balaio da Vivi: uma prosa com o filósofo Sérgio Murilo Rodrigues (ENTREVISTA: 2ª parte)

 

 

Vale dar uma olhadinha, ou mais de uma…

 

 

 

Deixe um comentário